Cerveja Budweiser: saiba tudo sobre ela

Cerveja Budweiser

Cerveja Budweiser: saiba tudo sobre ela

 

A cerveja Budweiser, carinhosamente apelidada de Bud pelos mais íntimos, é uma bebida do tipo Lager norte-americana e produzida pela empresa Anheuser-Busch.

Esse nome palavrão é por causa da origem de seus donos: imigrantes alemães.

Foi fundada em 1876 e recentemente vendida à belgo-brasileira InBev, maior cervejaria do mundo.

A marca é a líder atual do mercado brasileiro de cervejas premium.

São mais lupuladas e mais fermentadas que as standard.

Representa 4,7% do total de 13 bilhões  de litros de cerveja fabricados no país só em 2011.

O nome da cerveja Budweiser vem de um tipo da bebida que é fabricado em uma região distante do Império Húngaro, chamado Budweis.

Ela começou a ser engarrafada em 1883, e as primeiras exportações já começaram dois anos depois.

No período da Lei Seca, nos Estados Unidos, a empresa resolveu começar a produzir uma cerveja sem álcool, e passou pelo período manejando as vendas desse jeito.

Foi em 1982 que a empresa lançou a versão light da Budweiser, introduzindo a Bud Light em todas as prateleiras dos mercados americanos.

No Brasil, depois da compra citada acima, a cerveja começou a ser vendida regularmente em supermercados, bares e lanchonetes.

A fábrica fica em Jacareí, no interior de São Paulo, e o nosso país foi o primeiro a comercializar a Bud em lata, long neck, garrafas de alumínio e de 600 ml.

Além disso, foi divulgada aqui toda uma nova identidade visual.

Cerveja Budweiser

 

Cerveja Budweiser versus Cerveja Budweiser

 

Você sabia que existem duas cervejas com o mesmo nome?

E que, além dessa que conhecemos, a noit-americana, de cores branca e vermelha no rótulo existe uma outra que é produzida lá na República Tcheca, por uma empresa chamada Budejovicky Budvar?

Pois é.

E as duas brigam há algum tempo pelo nome. Mesmo com o perfil do produto, valor e localização no mercado ser completamente diferente quando comparamos uma cerveja à outra.

A batalha entre as empresas data de séculos passados.

Um acordo em 1911 determinou que a americana não usaria o nome Budweiser na Europa. Com isso, cederia o termo para a empresa Tcheca.

Infelizmente esse acordo foi por água abaixo porque a Anheuser cresceu muito mais que a outra. Logo, passou a não respeitar o acordo, “fingindo” que a Budvar não existia mais.

Muito brigaram até se chegar na conclusão de que são duas categorias de cerveja diferentes… Até entenderem que não há necessidade de ficar brigando por um motivo tão bobo quanto um nome.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.