Dominio: comprarbebida.com.br
Chave: cd9db657738f8761539b4e0f46f90024ab80bfae
Hora do cache: 1495509338
Vida do cache: 1495552538
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 6d87943cea75d9a612878cac137d3202e35950bb
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Barista- Quer saber preparar um bom café?

Preparar um cafezinho é considerado por muitos como uma arte e nós brasileiros somos mais do que cultivadores desses grãos. Saiba mais sobre a profissão de barista aqui!

Os baristas estão conquistando cada vez mais espaço no mercado nacional. Eles têm como função extrair o que há de melhor do café, como um artista. São considerados os sommeliers da bebida que os brasileiros apreciam tanto. Mas eles não somente preparam essa bebida, como criam também drinques de diversos tipos. Para se torna um barista é preciso conhecer os grãos com sua origem e qualidade.

No Brasil chegou essa profissão chegou recentemente, mas na Europa já existe há mais de 70 anos. Quem trouxe a profissão de barista para nosso país foi a Associação Brasileira de Cafés Especiais.

 

Onde trabalhar como barista

baristaOs baristas podem trabalhar em cafeterias, comércios de alimentos/bebidas e lanchonetes. São de 20 a 40 horas semanais e o salário irá variar de acordo com a experiência que você vai adquirindo, e do lugar onde trabalha. As grandes cafeterias pagam ótimo salário a um barista competente.

Mas além de trabalhar como barista em cafeterias, os profissionais ainda atuam como professores em cursos, treinamentos, palestras e podem participar também de campeonatos. Existem competições mundiais para baristas, o Campeonato Mundial de Baristas.

Se você tem interesse em se tornar um barista, saiba que primeiramente você precisa gostar de café, se identificar com a profissão e conhecer suas técnicas. É exigida uma escolaridade mínima, ou seja, o ensino médio completo. Mas é preciso também um curso de especialização, que pode ser oferecido em grandes cafeterias, por exemplo. O Senac oferece curso na área, além de outras instituições em cada cidade.

Requisitos principais para ser um barista

Para se tornar um barista é preciso entender o comportamento e as preferências do consumidor. Para isso ele precisa conversar e prestar muita atenção na linguagem corporal do cliente. O profissional tem como outra característica também a habilidade em distinguir o paladar, ou seja, do bom paladar ao ruim para conseguir julgar o seu próprio expresso.

Além do consumidor, o barista precisa conseguir entender as características da bebida em si. Com isso ele saberá distinguir bem as diferenças existentes em um café fresco e o café já passado, velho.

Outro ponto fundamental é o conhecimento da máquina de expresso, pois existe uma diferença grande entre apertar os botões da máquina e entender porque que o faz. Sem contar que um barista precisa saber regular a máquina que trabalha para fazer o expresso, pois isso é importante para checar á pressão e temperatura correta, afinal, é extremamente importante o tempo que terá de contato do pó com a água.

Mas um barista tem como requisito o comportamento pessoal, já que sem ele o profissional não atingirá sucesso algum. Atitudes como a simpatia, honestidade e ser sociável e discreto, pontual, assíduo, ter boa comunicação e expressão, procurando sempre se atualizar e estudar os seus conhecimentos, além de acompanhar as novidades e as tendências dessa profissão, com dinamismo e muita criatividade, sem se esquecer de inovar e antecipar os desejos de cada cliente.

Tudo isso a pessoa que se interessa em se tornar um barista poderá aprender através de um curso específico, daí a importância de se especializar.

loading...

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.